Veículos de combate portugueses chegam à Eslováquia.

Veículos de combate chegam a Portugal e são enviados para a Eslováquia

Cinco carros de combate Leopard II A6 do Exército Português chegaram, na manhã desta terça-feira, a Lest, na Eslováquia, onde vão integrar durante pelo menos seis meses a primeira Força Nacional Destacada de carros de combate nas Forças Armadas Portuguesas. Eles serão parte das medidas da NATO para reforçar a fronteira Leste após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Os carros de combate foram transportados por via terrestre desde o Campo Militar de Santa Margarida (Grupo de Carros de Combate da Brigada Mecanizada) até ao porto de Setúbal; a partir daí por via marítima até ao porto de Gdynia, na Polónia; e depois novamente por via terrestre através da Polónia, Chéquia e Eslováquia.

Na Eslováquia já se encontravam os 24 militares que vão ser a guarnição e elementos de manutenção dos carros de combate. Pela primeira vez estes vão ostentar a Cruz de Cristo, presente nas viaturas do Exército quando em missões no estrangeiro, tratando-se de uma tradição militar.

Além do pelotão de cinco carros de combate, a força tem ainda duas viaturas pesadas e uma ligeira, e irá participar em exercícios e atividades de treino, integrada num Batalhão Espanhol, num contexto de aprofundamento da presença da Aliança Atlântica e do incremento da capacidade de dissuasão e defesa da NATO.

Fonte