USF reportam pressões para equipas abdicarem do direito de escolha dos profissionais.

Resumo: USF-AN denuncia pressões sobre equipas de saúde familiar para abdicarem de escolha de profissionais

A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) denunciou que as equipas dessas unidades estão a ser pressionadas para abdicar do seu direito de escolha dos profissionais no próximo concurso de colocação de médicos de família. Num comunicado, a USF-AN revelou que as equipas receberam uma declaração prévia que as pressiona a abdicar da escolha dos profissionais, juntamente com o pedido de identificação de vagas.

A USF-AN manifesta preocupação com a situação, considerando que esta imposição da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) desrespeita a autonomia das USF e coloca em causa os princípios fundamentais da gestão das equipas multidisciplinares. Para a associação, a eficácia das equipas depende da capacidade de selecionar criteriosamente os seus elementos, o que é comprometido por esta imposição da ACSS.

A associação considera que ao condicionar a abertura de vagas à assinatura desta declaração, a ACSS está a colocar as equipas das USF numa situação de assédio inaceitável. Esta pressão para abdicar do direito de escolha dos profissionais pode ter impactos negativos na qualidade do serviço prestado pelas unidades de saúde familiar.

Fonte