Saiba se a frequência das suas idas ao banheiro é considerada normal.

Relação entre a frequência de idas ao banheiro e a saúde a longo prazo

O número de vezes que vai à casa de banho tem uma relação direta com a sua saúde a longo prazo, explicam investigadores. Defecar três vezes por dia a três vezes por semana é considerado normal, mas fazer com menos frequência pode ser um sinal de diminuição da função renal. Por outro lado, evacuar com maior frequência do que a média pode significar problemas no fígado.

Tanto as evacuações frequentes como as pouco frequentes podem ter implicações para a saúde a longo prazo. “No geral, este estudo mostra como a frequência da evacuação pode influenciar todos os sistemas do corpo e como a frequência aberrante da evacuação pode ser um importante fator de risco no desenvolvimento de doenças crónicas”, afirmou o Sean Gibbons, principal autor da investigação.

Foram avaliados 1400 adultos saudáveis que, posteriormente, foram classificados em quatro grupos: obstipação (uma ou duas dejeções por semana), normal baixa (três a seis dejeções por semana), normal alta (uma a três dejecções por dia) e diarreia (superior a três por dia). “O estudo mostrou que a idade, o sexo e o índice de massa corporal (IMC) estavam significativamente associados à frequência das dejecções. Especificamente, as pessoas mais jovens, as mulheres e as pessoas com IMC mais baixo tendem a ter evacuações menos frequentes”, pode ler-se no estudo publicado na revista Cell Reports Medicine. Outros fatores que levam a uma mais ou menos frequente defecação podem ser genéticos, demográficos ou até, por exemplo, relacionados com a composição microbiana do intestino.

Fonte