Portugueses conhecem mal os seus direitos no transporte aéreo
Apenas 19% dos inquiridos portugueses num Eurobarómetro divulgado esta segunda-feira afirmam conhecer bem os seus direitos no transporte aéreo, abaixo dos 30% da média da União Europeia (UE).
Num Eurobarómetro sobre direitos dos passageiros na UE, Bruxelas conclui que apenas 19% dos portugueses inquiridos se sentem bem informados quando viajam de avião, comparando com os 30% no total dos 27 países.
A situação é ainda pior no que toca ao transporte por navio/ferry, com apenas 14% dos inquiridos portugueses a afirmarem conhecer bem os seus direitos, comparando com 16% na UE.
No entanto, os portugueses estão melhor informados sobre o transporte ferroviário, com 20% a afirmarem conhecer os seus direitos, comparando com 33% na UE, e sobre o transporte de autocarro, com 23% a sentir-se bem informados, comparando com 27% na UE.
Em resposta a esta falta de conhecimento, a Comissão Europeia divulgou diretrizes interpretativas revistas sobre os direitos dos passageiros aéreos, com o objetivo de facilitar o cumprimento da regulamentação e harmonizar a aplicação pelos organismos nacionais.