Resumo do artigo: Boletim eletrónico e número de utente para recém-nascidos
A ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, destacou a disponibilização dos boletins de gravidez e saúde infantil, juntamente com a atribuição de número de utente para recém-nascidos. Estas medidas fazem parte de um pacote de 15 medidas de simplificação administrativa aprovadas recentemente. O objetivo é facilitar os processos burocráticos e agilizar o acesso a serviços essenciais para as famílias.
A reunião do Conselho de Ministros dedicado à Transição Digital e Modernização aconteceu na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova, em Almada. A ministra enfatizou a importância destas medidas para tornar mais eficiente o acompanhamento da gravidez e dos primeiros anos de vida das crianças. Com a disponibilização dos boletins de forma digital, pretende-se facilitar o acesso e a gestão da informação pelos profissionais de saúde.
Além disso, a atribuição do número de utente aos recém-nascidos logo na maternidade vai permitir um registo mais célere e preciso, garantindo o acesso a cuidados de saúde de forma mais eficaz. Estas ações refletem o compromisso do Governo em modernizar os serviços públicos e tornar a administração mais eficiente e próxima dos cidadãos. Este conjunto de medidas visa também simplificar a vida das famílias e reduzir a burocracia associada aos processos de saúde e bem-estar dos mais novos.