Reunião entre Presidente da Assembleia da República e Eurodeputados Portugueses
O presidente da Assembleia da República reuniu esta quinta-feira alguns eurodeputados portugueses recém-eleitos e os presidentes das comissões parlamentares com o objetivo de promover um trabalho conjunto, sublinhando a importância de construir consensos em matérias de interesse nacional.
“Portugal precisa da Europa, 70% das nossas leis emanam das instituições europeias, 80% do nosso investimento público tem origem em fundos comunitários, muitos dos nossos problemas já não podem ser resolvidos apenas à escala nacional, e muitas das nossas oportunidades já não podem ser aproveitadas se contarmos apenas com nós próprios. É por isso que me pareceu que faria todo o sentido sentar à mesma mesa a Assembleia da República e os eurodeputados portugueses”, sustentou José Pedro Aguiar-Branco.
O presidente do parlamento disse ter promovido esta “iniciativa inédita” para “motivar uma boa relação de trabalho e abrir novas pontes a favor de Portugal na Europa e da Europa em Portugal”.
Numa breve intervenção inicial, José Pedro Aguiar-Branco realçou que dos 21 eurodeputados portugueses eleitos no mês passado 19 são estreantes mas, ao mesmo tempo, 11 já tiveram funções parlamentares ou governativas no país, acumulando experiência no âmbito do trabalho na Assembleia da República.