Hospitais públicos gastaram mais de 1.116 milhões de euros em medicamentos no 1.º semestre.

Resumo: Hospitais públicos aumentam gastos com medicamentos no 1.º semestre

Os hospitais públicos gastaram mais de 1.116 milhões de euros com medicamentos no primeiro semestre do ano, representando um aumento de 12,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Este valor foi o mais alto da última década, de acordo com dados do Infarmed divulgados recentemente.

Em 2020, a despesa total dos hospitais públicos com medicamentos atingiu 1.959 milhões de euros, também o valor mais elevado da última década. O relatório de monitorização do mercado de medicamentos mostra que a consulta externa e os produtos cedidos ao exterior foram as áreas com maior peso na despesa, representando mais de 43,9% do total, com um aumento de 11,6% em relação ao ano anterior.

O hospital de dia foi a segunda área com maior despesa em medicamentos, ultrapassando os 424 milhões de euros, o que representa um aumento de 14,5%. Em seguida, o internamento teve uma despesa de mais de 96 milhões de euros (+3,1%), enquanto o bloco operatório registou um aumento de mais de 23% na despesa com medicamentos, ultrapassando os 17 milhões de euros.

A despesa com medicamentos na área dos cuidados de saúde primários também aumentou significativamente, refletindo um cenário de aumento dos gastos com fármacos nos hospitais públicos no primeiro semestre do ano.

Fonte