Os lucros da Caixa Geral de Depósitos aumentam para 889 milhões de euros.

Lucros da Caixa Geral de Depósitos aumentam para 889 milhões de euros

O lucro obtido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) no primeiro semestre deste ano ascendeu a 889 milhões de euros, revelou esta quarta-feira o banco público. Este valor corresponde a um acréscimo de 46,2%, face aos ganhos de 608 milhões em idêntico período do ano passado. Segundo Paulo Macedo, presidente desta instituição financeira, o resultado permite o pagamento adicional de 300 milhões de euros ao Estado em dividendos, o que completa o pagamento da recapitalização feita em 2017.

“Em 12 anos, esta é a segunda vez que há um dividendo extraordinário” na CGD, frisou Paulo Macedo aos jornalistas, durante a apresentação dos resultados semestrais do banco.

No total do ano, o presidente da Caixa espera colocar nos cofres do Estado 1,248 mil milhões de euros, entre dividendos e Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC).

De acordo com os resultados divulgados esta quarta-feira, os depósitos de clientes da CGD subiram 3,9% face a dezembro, para 83,6 mil milhões de euros. Os depósitos das famílias representaram 57,4 mil milhões de euros, enquanto nas empresas ascenderam a 12,5 mil milhões.

Fonte