O Governo da Madeira pretende restringir o acesso aos trilhos pedestres mais movimentados.

Medidas para aumentar segurança nos trilhos pedestres na Madeira

O Governo Regional da Madeira está a preparar um conjunto de medidas para aumentar a segurança e proteger o ambiente nos principais percursos pedestres, entre as quais a limitação de entradas, indicou esta sexta-feira a secretária do Ambiente.

Rafaela Fernandes explicou que o executivo pretende contabilizar as entradas nos percursos mais turísticos, impedindo uma sobrecarga naqueles locais, referindo que isso será feito através de “soluções mecanizadas automatizadas” como nos parques de estacionamento.

A secretária regional de Agricultura, Pescas e Ambiente falava aos jornalistas à margem da apresentação de um veículo de superfície não tripulado ao serviço da região para fazer investigação científica, que decorreu no Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira, no Funchal.

De acordo com Rafaela Fernandes, a medida será aplicada em percursos como a Ponta de São Lourenço, a vereda entre o Pico do Areeiro ao Pico Ruivo, entre a Achada do Teixeira e o Pico Ruivo, assim como na zona do Rabaçal.

O objetivo, frisou a responsável, é que as serras da Madeira sejam encaradas como “um grande museu natural”, devidamente regulamentadas e preservadas.

Além disso, o Governo Regional minoritário do PSD quer definir alguns percursos nos quais os turistas têm de se inscrever previamente.

Fonte